quinta-feira, 31 de julho de 2008

Aspectos físicos

Física:

Os tubos sonoros são os instrumentos musicais de sopro, constituídos de cilindros nos quais uma porção gasosa é posta a vibrar.
Um tubo comprido dá uma nota mais grave do que um tubo curto. Assim, a nota desejada é obtida controlando-se o comprimento efetivo do tubo fechando alguns orifícios, como no caso de uma flauta, abrindo, como no caso de um saxofone ou movendo uma vara em forma de U, como no caso de um trombone.
A região na qual o ar é soprado é chamada de embocadura.
Os tubos sonoros podem ser abertos ou fechados.

Tubo Aberto:

As duas extremidades do tubo são abertas. Ao soprarmos um tubo aberto, produz-se então uma onda que vai da embocadura para a outra extremidade e, ao atingi-la, a onda encontra um meio diferente (devido à diferença de temperatura, pressão, densidade) então ele sofrerá reflexão e refração. A onda refletida retorna e pode formar, com a incidente, uma onda estacionária, emitindo, assim, o som de maior intensidade.
O tubo pode formar um número n inteiro e positivo de fusos.
Quando se formar no tubo um único fuso, temos a onda estacionária de menor freqüência possível, denominada de primeiro harmônico ou freqüência fundamental.
Primeiro Harmônico ou Freqüência Fundamental
Forma-se 1 fuso com 1 nó.
Segundo Harmônico
Formam-se 2 fusos com 2 nós.
Terceiro Harmônico
Formam-se 3 fusos com 3 nós.


Portanto, para tubos sonoros abertos, aplicamos:
fn = n · f1.


Tubos Fechado:

Uma extremidade do tubo é aberta, onde está a embocadura, e a outra é fechada.
Ao soprarmos um tubo fechado, pode ocorrer a formação de uma onda estacionária, de forma a emitir o som mais intenso.
Para formar a onda estacionária, na extremidade fechada do tubo, a onda deve terminar em nó.
O som de menor freqüência (primeiro harmônico ou freqüência fundamental) acontece para uma onda estacionária de meio fuso e, a seguir, para um e meio fuso, ou seja, de freqüência três vezes maior do que a fundamental. Nos tubos fechados, não se formam harmônicos de ordem par, apenas ímpar.
Primeiro Harmônico ou Freqüência Fundamental
Forma-se fuso e 1 nó.
Terceiro Harmônico
Formam-se 1,5 fuso e 2 nós
Quinto Harmônico
Formam-se 2,5 fusos e 3 nós.

Portanto, para tubos sonoros fechados, aplicamos:

Em relação ao primeiro harmônico:
fn = n · f1


-A vibração é uma das propriedades caracteristicas das ondas - Algumas ondas são produzidas através da vibração de objetos, produzindo sons. Exemplo: Cordas ( violão, violino, piano, etc.) ou Tubos ( orgão, flauta, trompete, trombone, saxofone, etc.).

Vibração é todo movimento oscilatório em torno de uma posição de referência. As vibrações mecânicas podem ser medidas em aceleração.

Nenhum comentário: