quinta-feira, 31 de julho de 2008

Instrumentos de sopro

Instrumento de sopro

São instrumentos musicais onde o som é produzido pela vibração de uma coluna de ar. Em alguns a coluna esta contida em um ou mais tubos que servem para definir a altura do som e também para amplificá-lo.a afinação em geral depende do tamanho desses tubos (quando existentes). Quanto maior é o instrumento, mais baixa é a afinação e mais grave é a sonoridade. Em instrumentos que não possuem tubo, como os de palheta livre a afinação depende do tamanho da palheta.
O timbre
destes instrumentos depende em geral do meio de produção de som (palhetas, lábios, arestas), do formato e do comprimento dos tubos.
Muitos dos instrumentos de sopro são transpositores
. Isso significa que, por razões de construção, a afinação destes instrumentos não se baseia na fundamental Dó, mas em outras notas (as mais comuns são Si, Mi e Fá). Como as partituras são feitas geralmente como se o instrumento fosse afinado em Dó, a nota que soa não é a mesma que está escrita. Por essa razão, sempre que um instrumento de sopro é descrito sua afinação é especificada (por exemplo: trompa em Fá, clarinete em Si).

Um comentário:

grupo-sopro disse...

Puxa esse site é um maximo
sempre quis criar um blog sobre instrumentos de sopro
kkkkkkkkkkkkkkkk